O Instituto de Observação da Terra (INOT) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como área de atuação a Cordilheira do Espinhaço. É dedicado à conservação da biodiversidade, desenvolvimento social e econômico, sempre conciliados com pesquisa, conhecimento multidisciplinar, educação e fomento à geração de soluções transformadoras. O INOT tem também como objetivo resgatar, divulgar, apoiar e interpretar a produção cultural, desde o início das civilizações rupestres (há mais de 10 mil anos), incluindo o processo de colonização dos sertões brasileiros e o desafio atual de crescimento urbano.

A criação do INOT teve como base a evidente necessidade de contribuição na relação entre ser humano e ambiente, com a perspectiva do respeito, da admiração, do equilíbrio e da promoção à saúde. Esse conceito é construído pelo oferecimento de oportunidades de contatos, vivências, informações, pesquisas e reflexões para as pessoas que, por diferentes motivos, não cultivaram esses valores.

Pela ousadia de suas pretensões, o INOT não é uma proposta para um pequeno grupo de pessoas, e por isso buscamos ampliar as parcerias com profissionais de diversas instituições e com a comunidade.

Conselho de Administração

Dr.ª Liléia Gonçalves Diotaiuti

Conselheira Administrativa. Bióloga, mestre em Parasitologia e doutora em Ciências. Pesquisadora titular e coordenadora do grupo de pesquisa sobre  Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, CPq RR Minas Gerais e pesquisadora 1C do CNPq.

Dr. Naftale Katz

Conselheiro Administrativo. Médico, pesquisador, doutor em Ciência da Saúde. Vice chefe do Laboratório de Esquistossomose da Fundação Oswaldo Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia e acadêmico titular da Cadeira 78 da Academia Mineira de Medicina.

Luiz Ricardo Silva

Diretor Executivo e Conselheiro Administrativo. Empresário, matemático e analista de sistemas. Atua na criação, produção e coordenação de projetos culturais, educacionais e empresariais; produção e logística de cursos de especialização e atualização na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Cyro José Soares

Conselheiro Administrativo. Fotógrafo desde 1980 , especialista em macro fotografia. Desenvolve trabalhos de levantamento fotográfico de meio ambiente e documentação de peças da área biológica para empresas e especialistas. Tem vários prêmios em concursos fotográficos pelo Brasil.

Diretoria

Luiz Ricardo Silva

Diretor Executivo – Empresário, matemático e analista de sistemas. Com 21 anos de experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas; empresário na área de tecnologia da informação, comunicação e marketing digital. Atua na criação, organização, produção e coordenação de projetos culturais, educacionais e empresariais; planejamento de comunicação e marketing; produção e logística de cursos de especialização e atualização na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação; análise de viabilidade e operação de eventos técnicos, corporativos, culturais e de promoção institucional; planejamento, coordenação e execução de campanhas de comunicação, marketing digital e soluções tecnológicas.

Equipe

Alizee Roger

No INOT atua em projeto de financiamento participativo. É estudante de comércio exterior , com ênfase em gerenciamento de projetos , sustentabilidade e internacionalização de empresas da América Latina na Fundação Dom Cabral.

Amanda Márcia Silva Maciel

Assessora Administrativa, formada em Logística pelas Faculdades Promove de Minas Gerais, pós graduanda do curso de MBA em Gestão de Custos e Controladoria pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atua na área de gestão financeira e administrativa na empresa PlusInfo. Possui conhecimento em ferramentas de gestão financeira, estoques, layout e de pessoas.

Daniela Campos De Filippo

Coordenadora de Projetos, bióloga, mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). Atua em projetos socioambientais na Serra do Cipó desde 2005.

Érica Batista Baião

Bióloga e Técnica em Saneamento. Mestre em Biologia Vegetal, com ênfase em estudos comparativos entre área preservada de campo rupestre e área degradada enfatizando a fertilidade do solo e as interações entre micro-organismos e plantas, base para propor uma recuperação de áreas degradadas. Possui experiência profissional na área de saneamento ambiental, com destaque em parâmetros para destinação final de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, estação de tratamento de esgotos, levantamentos de problemas ambientais em bacia hidrográfica e educação ambiental. Elaboração de laudos técnicos ambientais e em aulas em Curso técnico de Meio ambiente.

João Paulo Naberezny

João Paulo Naberezny Técnico em Computação Gráfica, elaborando e desenvolvendo simuladores digitais e maquetes eletrônicas utilizando ferramentas de modelagem, ilustração, animação, captação, edição de áudio e vídeo. Realiza também suporte em informática.

Rafaela Lima

Texto sobre Rafaela Lima

Mirella Brandão

Jornalista, atua com produção e edição de vídeos

Severin Malte Dahlmeier

Formado em História Ibero-americana pela Universität zu Köln. Atua na produção cultural e em projetos educativos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no turismo ecológico na região da Serra do Cipó.

Natália de Aguiar Carneiro

Graduanda em Psicologia/ênfase em processos psicossociais, faz formação complementar intitulada “Comunidades tradicionais e questões socioambientais”, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Militante da garantia dos Direitos Humanos e da preservação da Natureza. Atuante em práticas de permacultura, agroecologia, economia solidária e educação ambiental. Está no INOT desde abril/2016 contribuindo nas mais diversas demandas dos projetos em curso.