A extinção pode parecer algo como um todo, muito ruim, porem é um processo natural há muito tempo estudado por vários especialistas. Tal processo faz parte de todo um complexo de ações executadas pela natureza para que haja evolução. Darwin descreve o processo evolucionário e com isso entende-se como acontece a extinção natural das espécies, onde o mais bem adaptado sobrevive e o menos adaptado perece.

Entretanto, o que mais preocupa os especialistas é a extinção causada em decorrência das ações do homem. Desmatamentos, pesticidas, queimadas, represamento de rios, todas essas interferências causam enormes impactos ambientais e por consequência as espécies são afetadas de incontáveis maneiras. A introdução de espécies exóticas é outro fator que interfere em muito em um ecossistema. Muitas vezes, essas espécies multiplicam-se rapidamente e dominam as espécies nativas do local para onde foram levadas, causando um desequilíbrio que resulta no empobrecimento dos ambientes, na simplificação dos ecossistemas e na extinção de espécies nativas. Há também o processo da caça e pesca predatória. A exploração da existência animal pelo simples prazer e sem nenhuma preocupação para com o futuro desses seres.

Para que saibamos quais são as espécies brasileiras que se encontram em risco de extinção, o Ministério do Meio Ambiente, disponibiliza o “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”. Seu lançamento ocorreu 40 anos após a publicação da primeira Lista Oficial de Espécies

O livro é de fácil leitura e compreensão, com muitas fotos e de fácil acesso a todos. Para quem quiser, é só baixa-lo em pdf. Segue o link para download de ambos os volumes. da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, em maio de 1948. Executado sobre a coordenação técnica da Fundação Biodiversitas, o livro reúne informações da 627 espécies da fauna brasileira reconhecidas pelo governo brasileiro como ameaçadas de extinção.

O livro é de fácil leitura e compreensão, com muitas fotos e de fácil acesso a todos. Para quem quiser, é só baixa-lo em pdf. Segue o link para download de ambos os volumes.

http://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/55-especies-ameacadas-de-extincao

Por Magno Firmino