Sobre o projeto:
A BiVi-Cipó tem como objetivo organizar, concentrar e disponibilizar livremente acesso à produção de conhecimento sobre a Serra do Cipó, uma região extremamente rica em história, cultura, paisagens e biodiversidade, localizada no sul da Cadeia do Espinhaço, em Minas Gerais.
Espera-se que a biblioteca contribua para a produção, utilização e disseminação do Conhecimento, seja por acadêmicos, professores, cientistas, gestores, empresas, governo, além de outros interessados.
A BiVi-Cipó é um subprojeto do EcoMuseu do Espinhaço, e vai de encontro às definições institucionais do InOT.
A realização desse projeto foi possível graças ao apoio da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Aproveitem a plataforma e nos ajudem a divulgá-la para sua rede de contatos!

Sobre a biblioteca:
A BiVi-Cipó é uma base de dados temática do tipo referencial, com resumos. Ou seja, reúne referências bibliográficas de um determinado tema (Serra do Cipó), incluindo textos de resumos e palavras-chave, além de links direcionando ao DOI ou URL para os sites originais da produção bibliográfica, onde os textos completos podem estar disponíveis gratuitamente ou mediante pagamento (a depender da editora). Há casos que as referências não têm um URL associado, isto ocorre porque não foi encontrado o texto na web, porém houve confirmação que existe aquela produção.
A primeira versão da BiVi-Cipó, lançada em 2019, teve como foco as publicações científicas e outras produções acadêmicas. Foram reunidas referências de cerca de uma dúzia de bases de dados acadêmicos (e.g., Google Acadêmico, Scopus, Web of Science, SciELO, Springer, Biblioteca Virtual em Saúde), com data de publicação até 2017. De modo a manter a temática, foram selecionadas referências que contivessem o termo “Serra do Cipó” no título, resumo ou palavra-chave da produção bibliográfica.

Instruções de uso:

Todas as referências disponíveis na biblioteca encontram-se listadas em forma de tabela, ordenadas cronologicamente pelo ano de publicação. O resumo/abstract e o código BibTeX são expansíveis mediante um clique sob a coluna Título.O Tipo de referência indica o tipo da produção bibliográfica (seguindo sistema BibTeX) :

    1. article = artigo de um periódico ou revista.
    2. book = livro.
    3. incollection = capítulo de livro que possui título e/ou autor próprio.
    4. inproceedings = resumo ou artigo em anais de uma conferência.
    5. mastersthesis = dissertação de mestrado.
    6. phdthesis = tese de doutorado.
    7. techreport = relatório técnico.
    8. unpublished = documento não formalmente publicado.
    9. misc = outro; na BiVi-Cipó, esse tipo reúne sobretudo trabalhos de conclusão de curso (TCC’s e monografias)
      O assunto temático de cada referência é informado de maneira bastante genérica. Por exemplo, sob o tema Botânica, estão reunidos assuntos desde fitossociologia, até taxonomia, fisiologia e ecologia vegetal.

Buscas

Para realizar uma busca, digite na caixa na porção superior esquerda da página. Enquanto digita, a biblioteca é filtrada de modo a exibir apenas as referências que contêm o termo digitado.
O número de referências encontradas é indicado ao lado da caixa de busca.
Configurações adicionais podem ser acessadas por um botão superior à direita. É possível habilitar/desabilitar que a busca inclua textos do resumos e acentos, além do uso de expressão regulares.
Abaixo estão alguns exemplos de usos de expressões regulares (Importante: para usá-las, a opção deve ser habilitada nas configurações adicionais).
Uso de ponto (“.”): busca qualquer caractere no lugar do ponto. Exemplo: para buscar referências que contenham tanto as palavras Brasil quanto Brazil, digite “bra.il”.
Uso de barra vertical (“|”): busca por ambas as alternativas, tanto a expressão que precede quanto a que sucede a barra vertical. Exemplo: para buscar referências que tenham as palavras Barbacenia ou Vellozia, digite “barbacenia|vellozia”.
Uso de colchetes, sem (“[ ]”) ou com traço (“[ – ]”): busca por uma lista ou intervalo de caracteres. Exemplos: para buscar referências cujo ano de publicação é 2001, 2003 ou 2005, digite “200[135]”; para buscar entre 1980 e 1989, digite “198[0-9]”. (Dica: a busca ocorrerá em qualquer parte da referência, não apenas no campo da data de publicação).

Fale conosco:

  • Problemas com o uso da Biblioteca Virtual da Serra do Cipó?
  • Sugestões de literatura para adentrar a coleção?
  • Quer comunicar conosco?
  • Envie um email para: bivicipo@gmail.com

Equipe do projeto

  • Coordenação: Liléia Gonçalves Diotaiuti e Luiz Ricardo Silva
  • Pesquisa e execução: Lílian Mariana Costa e Natália de Aguiar Carneiro
  • Apoio: FAPEMIG